Home Cinema Vingadores: A Era de Ultron: Eu assisti de novo e será que...

Vingadores: A Era de Ultron: Eu assisti de novo e será que ele resistiu a isso?

avengers-age-of-ultron-trailer

Sábado 23:40 da noite numa sala 3D de uma rede famosa de cinemas em São Paulo, após alguns (muitos) minutos de anúncios e Trailers, começa o filme e pela segunda vez assisto Vingadores: A era de Ultron.

Dessa vez sem a empolgação da estréia, sem a catarse da novidade, pude prestar mais atenção ao filme e tirar minhas conclusões de forma mais centrada.

Toda a ação apesar de empolgante, deixa de ser o foco quando se vê pela segunda vez e realmente se percebe melhor o roteiro do filme, e uma coisa que ficou muito clara para mim é que Vingadores : A era de Ultron é sim um filme mais sombrio.

“VOCÊ ESTÁ LOUCO!! O Filme é cheio de piadinhas e pancadaria!!”

avengers-age-of-ultron-3

Calma, calma, eu disse que o filme está mais sombrio, não que é um Man of Steel ou um Dark Knight, mas digamos que nessa sequência a saturação das cores da narrativa, que estava a 100% no primeiro Vingadores (muito alegre e feliz), caiu pra 90% e foi adicionado mais 10% de preto (para dar mais profundidade).

É possível ver um Tony Stark ainda atormentado pelo medo de não conseguir defender a Terra, temos um Thor mais sóbrio, menos fanfarrão e mais focado. O Capitão América é o Líder, e como tal vemos que ele carrega sim um peso nos ombros, Bruce Banner continua a lutar contra seu monstro interior, e a Viuva negra, com certeza foi a que mais ganhou profundidade dramática nesse filme.

54cfd286553e4

Vemos os verdadeiros medos dos Vingadores: Tony Stark teme ser incapaz diante dos novos perigos que o universo possui. Capitão América, teme não haver mais guerras para lutar, teme perder tudo novamente e acabar só. O medo de Thor de ser o causador da ruina de Asgard. E vemos os temores da Viúva negra.

BlackWidowScreenshotAofUltron

Joss Whedon mostrou que Natasha, até então Feme Fatalle, dissimulada e inacessível, é uma mulher que também tem um lado sensível, frágil, por que não dizer, Humano. Seus diálogos estão mais profundos, durante o momento em que foi manipulada mentalmente por Wanda, vemos um flashback que revela um pouco de sua juventude e o quanto isso foi traumático pra ela.

young-black-widow-avengers-2

Num segundo momento, em uma conversa com Bruce, ela revela o tipo de tortura que teve que passar em sua formatura como agente, e sua visão sobre si mesma que em suas palavras é “um Monstro”.
Nesse filme, Natasha busca se tornar acessível para única pessoa capaz de entender como ela se vê.

“Pessoas Quebradas” esse poderia ser a palavra chave desse filme, pois tantos heróis como o vilão, se mostram fragmentados, Ultron é uma Inteligencia artificial imperfeita, pois tem em si os sentimentos humanos de ódio e medo. Wanda e Pietro também tem sua carga de dramaticidade, quando narram o porque odeiam Tony Stark e no desfecho da batalha final contra Ultron.

Muitas piadinhas, que na primeira vez eram muito boas, passaram despercebidas, o que REALMENTE se sobressaiu foram as piadas boas.

age-of-ultron-vision-hd

Os pontos altos da primeira assistida, continuam muito bons: Gavião arqueiro, Viúva Negra e Visão, na minha opinião permanecem irretocáveis!

Avengers-Age-of-Ultron-Trailer-1-Hawkeye-in-Snow

O Hulk ficou um pouco apagado, com certeza perdeu muito do impacto do primeiro longa dos Vingadores.

Eu sinceramente espero que com a mudança de direção dos próximos filmes dos Vingadores (agora com os irmãos Russo) , a Marvel realmente deixe os enredos mais sombrios, pois um inimigo como Thanos tem que ser aterrador, ao contrário de Loki que acabou conquistando os fãs. Para Thanos funcionar, ele precisa ser odiado e temido, seus atos tem que mostrar uma carga muito pesada de realidade pra que ele não se torne mais um vilão genérico. Somente um enredo mais sóbrio e elaborado pode chegar a um resultado assim.

Enfim minha impressão final é que Vingadores : A Era de Ultron é um filme com mais nuances do que suas cenas de pancadaria e piadinhas infames. Vale a pena sim assistir uma segunda vez!

Kleber Ivo designer e desenhista. Gosta de ler, desenhar, ouvir musica, tocar baixo/guitarra, cinema. séries e adora o mundo dos quadrinhos e afins.

ARTIGOS PARECIDOS