Home Destaque As Grandes Injustiças do Oscar

As Grandes Injustiças do Oscar

O Oscar 2014 será entregue no próximo fim de semana, e desde que os principais concorrentes foram anunciados os fãs de cinema tem feito suas apostas e torcido por seus favoritos. No entanto as escolhas nem sempre são justas e não foram poucas as vezes em que as escolhas dos membros da Academia decepcionaram fãs e astros da sétima arte… Nesta lista vamos falar sobre algumas dessas decepções, confira:

Oscar 1

Obra prima do cineasta Orson Wells, Cidadão Kane é o filme número um de muitas listas respeitadas sobre os melhores filmes de todos os tempos. No entanto em 1941 o filme perdeu o Oscar de Melhor Filme para o comum Como Era Verde o Meu Vale, que acabou esquecido pelo tempo.

Oscar 2

Uma comédia bobinha que ninguém mais se lembra hoje em dia conseguiu o feito de desbancar dois épicos em 1957! Os Dez mandamentos, trazendo Charlton Heston em uma atuação primorosa como Moisés e Assim caminha a Humanidade, um dos maiores clássicos de todos os tempos, com Rock Hudson, Elizabeth Taylor e James Dean tiverem que engolir o prêmio de Melhor Filme ser entregue para A Volta ao Mundo em 80 Dias.

Oscar 3

Alguns dos maiores gênios do cinema morreram tendo construído uma carreira brilhante e sem ter conquistado uma estatueta de Melhor Diretor. Charles Chaplin é considerado uma das figuras que representam a sétima arte até hoje em dia, realizou clássicos como: Luzes da Cidade (1931), Tempos Modernos (1936) e O Grande Ditador (1940). Stanley Kubrick foi responsável por grandes clássicos do cinema como: Spartacus (1960), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980). Para completar o time, Alfred Hitchcock, mestre do suspense e realizador de filmes inesquecíveis como: Janela Indiscreta (1954), Psicose (1960) e Os Pássaros (1963).

Oscar 4

Laranja Mecânica é um dos filmes mais injustiçados de toda história do Oscar. Em 1971 o longa de Stanley Kubrick concorreu em quatro categorias (Melhor Filme, Diretor, Edição e Roteiro adaptado) perdeu todas elas para o mesmo filme: Operação França! Laranja Mecânica não ganhou nenhuma estatueta, mas entrou para a história do cinema, já Operação França… alguém se lembra?

Oscar 5

Tenho uma grande simpatia por Rocky Balboa, acho um grande filme e sem duvida um início marcante de Sylvester Stallone na indústria cinematográfica, mas… em 1977 o prêmio de Melhor Filme deveria ter sido entregue para Taxi Driver, obra de Martin Scorsese com Robert De Niro e Jodie Foster e que é muito mais denso do que a saga do lutador.

 

Oscar 6

Responda rápido, quem é melhor diretor: Martin Scorsese ou Robert Redford? Claro que qualquer fã de cinema vai dizer que Scorsese é muito mais diretor que o esforçado Redford, mas o que levou a academia a tirar a premiação de Melhor Diretor das mãos de Scorsese e entregá-la a Redford em 1981? E pra complicar ainda mais, os filmes pelo qual eles competiam eram: Touro Indomável e Gente com a Gente. Alguém me explica o que aconteceu?

 

Oscar 7

Em 1985 o filme A Cor Púrpura foi indicado em onze categorias do Oscar. O filme é uma linda história que aborda temas sensíveis como a discriminação racial e sexual. A grande injustiça foi o fato do filme não ter conquistado nenhuma estatueta. Woophi Goldberg, em sua estréia no cinema, talvez tenha sido a maior injustiçada, pois sua interpretação merecia muito este reconhecimento.

 

Oscar 8

Forrest Gump – O Contador de Histórias é sem duvidas um grande filme, e tem muitos méritos por ter conquistado a estatueta de Melhor Filme em 1995, mas então qual é a injustiça aqui? A grande injustiça é que neste mesmo ano tínhamos mais dois filmes que mereciam muito ter essa estatueta em sua prateleira: Pulp Fiction e Um Sonho de Liberdade! Podemos então dizer que a grande injustiça de 1995 foi o Oscar não ter sido dividido em três!

 

Oscar 9

Em 1999 todo mundo ficou surpreso quando o melhor ator foi anunciado. Naquele ano Tom Hanks havia arrebentado como o Capitão John Miller de O Resgate do Soldado Ryan, Edward Norton havia feito uma das maiores interpretações de sua carreira no corajoso A Outra História Americana e Sir Ian McKellen havia impressionado com sua entrega em Deuses e Mortos… por isso que todos ficaram sem entender muita coisa quando anunciaram o canastrão Roberto Benigni como o melhor naquele ano pelo apenas simpático A Vida é Bela.

Oscar 10

1999 realmente não foi um ano feliz para a cerimônia do Oscar, alem da injustiça na categoria de melhor ator – citada logo acima – a Melhor Atriz também não foi a melhor escolha naquele ano. Gwyneth Paltrow, alem de ser muito sem graça ainda competia com Cate Blanchet (por Elizabeth) e Meryll Streep (por Um Amor Verdadeiro)… isso sem contar nossa querida Fernanda Montenegro, que também merecia ser premiada por Central do Brasil.

 

Oscar 11

Para interpretar um homem que ficou preso durante 4 anos em uma ilha deserta no filme Naufrago, Tom Hanks  deixou sua vaidade de lado, cultivou uma enorme e mal cuidada barba e perdeu 20 quilos, além disso ele dividiu a cena na maior parte do tempo com uma bola chamada Wilson… o esforço do ator foi recompensando com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2001, no entanto tudo isso não foi capaz de comover os membros da academia que acharam a interpretação de Russell Crowe em Gladiador muito mais convincente.

Oscar 12

Se um filme ganha o Oscar de Melhor Roteiro e em seguida o de Melhor Direção você pode entregar o prêmio de Melhor Filme para ele, não é mesmo? Pois é, parece meio óbvio para todo mundo, mas nada é óbvio para os membros da academia. Foi exatamente isso o que aconteceu em 2006, quando O Segredo de Brokeback Montain, do diretor Ang Lee, recebeu esse dois prêmios, mas perdeu o prêmio principal para o mediano Crash: No Limite.

Oscar 13

O ator e diretor Ben Affleck realizou um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos: Argo, ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2013 de maneira muito justa. A grande injustiça deste ano foi não terem nem indicado Ben Affleck ao Oscar de Melhor Diretor, muitos críticos afirmaram que ele merecia não apenas uma indicação, mas ser o grande vencedor desta categoria neste ano.

 

Oscar 14

Edward Norton, Harrison Ford, Brad Pitt, Johnny Depp, Will Smith, Leonardo DiCaprio e Tom Cruise formam um time de atores que levam multidões ao cinema, são capazes de emocionar, ficar com raiva, nos fazer rir ou chorar e mesmo assim nunca conseguiram conquistar a confiança dos membros da Academia de cinema que elegem os vencedores. Este ano DiCaprio pode sair deste time, pois está bem cotado por sua atuação em O Lobo de Wall Street… será?

 

Oscar 15

Mas temos também um time de atrizes que, assim como os atores citados acima, também reúnem todas as condições para conquistarem a sua estatueta, e mesmo assim continuam ignoradas, entre essas incríveis atrizes podemos destacar: Annete Bening, Julianne Moore, Sigourney Weaver, Scarlett Johansson, Drew Barrymore e Glenn Close.

Assista o Oscar na TNT no próximo sábado, dia 02.

Acompanhe nossa cobertura no Twitter seguindo a tag #OscarNaTNT

 

É quase formado em jornalismo e trabalha como redator. Gosta de ler e escrever, assistir filmes chatos sozinho, filmes engraçados com amigos e qualquer um ao lado de sua digníssima Mih e a pequena Fê.

ARTIGOS PARECIDOS